Projeto Antitabagismo na comunidade dos bairros Ipiranga e Itakamosi, em Vassouras/RJ. Estudo piloto

Autores

  • Julia Coelho Braga
  • Renata de Souza Guerra
  • Gabriel Bernardo de Azevedo Leite
  • Marcos Antônio Mendonça
  • Maria Cristina Almeida de Souza

Palavras-chave:

Indústria do Tabaco, tabaco, medicina.

Resumo

Introdução: Segundo a Organização Mundial de Saúde, o consumo de derivados do tabaco é a principal causa de doenças e mortes prematuras. A cada ano, aproximadamente cinco milhões de pessoas morrem por doenças relacionadas ao tabaco. A motivação dos tabagistas para que abandonem o vício torna-se essencial, principalmente por profissionais de saúde capacitados a promoverem ações preventivas. Objetivo: compartilhar estratégias utilizadas durante um Projeto Antitabagismo, desenvolvido por um grupo de três alunos (G3) do Curso de Graduação em Medicina da USS, participantes do Projeto “O Universitário Transformador na Comunidade: pequenas ações, grandes inovações!” (auxílio financeiro da FAPERJ. Processo E-26/010.001918/2014). Material e métodos: amostra constituída por dois moradores, pois se trata de um estudo piloto, cujos resultados subsidiarão elaboração de projeto para toda comunidade. Metodologia: consistiu em: a) diálogos, b) gravação de um vídeo motivador com depoimentos da família, c) instauração dos métodos dinâmicos: “caixinha da economia”, “caixinha de chicletes” e “painel de recompensa” para incentivar adesão ao projeto, d) confecção de cartazes informativos. Resultados e discussão: participantes empenharam-se no abandono do vício. Um deles alcançou abstinência total por 4 meses e outro reduziu o consumo de 8 para 4 cigarros/dia. Contudo, após 3 meses sem receberem visitas domiciliares dos alunos em virtude das férias escolares, ambos apresentaram recaída e voltaram a fumar a mesma quantidade de antes, sendo o estresse o principal motivo. Conclusão: além de o vício ser um escape emocional, nota-se a importância da atenção continuada e da orientação, principalmente no início do processo, para que os tabagistas desenvolvam autocuidado e a motivação para abandono do vício.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

- Pinto M, Ugá MAD. Custo do tratamento de pacientes com histórico de tabagismo em hospital especializado em câncer. Rev. Saúde Pública 2011; 45(3): 575-582.

- Organização Pan Americana de Saúde. Disponível em Acesso em 20/04/2016.

- Jesus MCP, Silva MH, Cordeiro SM, Korchmar E, Zampier VSB, Merighi MAB. Compreendendo o insucesso da tentativa de parar de fumar: abordagem da fenomenologia social. Rev Esc Enferm USP 2016;50(1):73-80.

- Ferreira SAL, Teixeira CC, Corrêa APA, Lucena AF, Echer IC. Motivos que contribuem para indivíduos de uma escola de nível superior tornarem-se ou não tabagistas. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2011 jun;32(2):287-93.

- Reichert J, Araújo AJ, Gonçalves CMC, Godoy I, Chatkin JM, Sales MPU et al. J Bras Pneumol. 2008;34(10):845-880.

Downloads

Publicado

2016-12-16