Pancreatectomia secundária à aderência de ovário remanescente em cadela por meio de bisturi ultrassônico: Relato de caso

Autores

  • Mariana Figueira de Paula Pinto Discente do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Vassouras
  • Loíse Almeida Cunha Discente do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Nicolle Gouvêa Bottoni Discente do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Victória Belo Castro de Almeida Neves
  • Andrei Ferreira Nicolau da Costa Médico Veterinário cirurgião autônomo e sócio da Clínica Vet Staff, Leblon, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Ana Carolina de Souza Campos Docente do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro, Brasil.

Resumo

A ovário-histerectomia (OVH) é a cirurgia mais comum na veterinária, porém podem ocorrer complicações pós-operatórias como a síndrome do ovário remanescente, formação de granulomas inflamatórios e aderências a órgãos. As aderências após OVH ocorrem devido uma reação granulomatosa pela aplicação do fio de sutura inadequado ou contaminação do sítio cirúrgico, podendo abranger órgãos adjacentes. O presente estudo objetivou relatar um caso de pancreatectomia parcial canina utilizando bisturi ultrassônico após o diagnóstico de aderência de ovário remanescente. A cadela apresentou apatia e inapetência, quadros de gastroenterite, dor abdominal, com histórico pregresso de OVH há 18 meses. À ultrassonografia abdominal identificou-se uma estrutura de aspecto cístico em topografia do pedículo ovariano direito, sugerindo síndrome do ovário remanescente ou granuloma associado. Foi observado durante celiotomia exploratória uma massa irregular hiperêmica com resquício ovariano e fio nylon em seu interior em topografia ovariana direita com aderência pancreática. Tais achados sugerem contaminação do fio aplicado ou do material utilizado na OVH, sendo necessária uma pancreatectomia parcial para remover o granuloma. Devido as ressecções pancreáticas terem altas taxas de morbidade e a pancreatite pós-operatória ser uma das complicações mais frequentes, optou-se pela utilização do bisturi ultrassônico visando diminuir danos aos tecidos e complicações ao órgão em si, em virtude do efeito de coagulação e mínimo dano tecidual. A pancreatectomia parcial com bisturi ultrassônico no presente relato
obteve resultado eficaz, permitiu remoção completa do granuloma e a paciente apresentou melhora clínica. A técnica cirúrgica, fio de sutura e antissepsia adequados são fundamentais para evitar complicações após OVH.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-06-30