Relato de experiência – curso de Dissecação cadavérica pela Liga de Anatomia Humana Fróes da Fonseca e seus benefícios no estudo da anatomia pós-pandemia COVID-19.
Resumo
A dissecação cadavérica, não apenas aumenta o conhecimento sobre o corpo humano, mas também promove o desenvolvimento de competências e valores essenciais para o médico. Com o surgimento da pandemia do vírus SARS-CoV-2 e com a implementação de medidas rigorosas para conter a cadeia de transmissão, as aulas foram suspensas, impactando negativamente na formação dos acadêmicos de medicina. O objetivo do trabalho foi discorrer sobre os benefícios da dissecação cadavérica e como cursos extras dessa prática podem influenciar positivamente na formação de estudantes de medicina. Este trabalho foi baseado no curso de dissecação cadavérica realizado por membros da Liga Acadêmica de Anatomia Humana Professor Froés da Fonseca (LAAHFF) da Universidade de Vassouras, em que foi abordado o tema sobre vascularização gastrointestinal, com dissecação das respectivas estruturas. Foi notório que o curso teve um papel extremamente benéfico como membro da Liga de Anatomia, uma vez que permitiu consolidar o aprendizado obtido previamente na grade obrigatória, além de adquirir novas práticas cirúrgicas que serão essenciais na vida médica. Com a eclosão do COVID-19, escolas médicas adotaram o ensino virtual. Dessa forma, as aulas práticas de anatomia, principalmente a dissecação cadavérica não foram aprofundadas. Isso gera um déficit na formação do médico, visto que o conhecimento insuficiente em anatomia compromete a identificação correta e eficiente de estruturas anatômicas durante um atendimento. Devido aos inúmeros benefícios da dissecação anatômica, a implementação de cursos extracurriculares envolvendo essa prática torna-se essencial para alunos de Medicina que fizeram a disciplina de anatomia majoritariamente de forma online.
Palavras-chaves: dissecação cadavérica; anatomia; COVID-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eduarda Teodoro, Carlos Eduardo, Paulo Víctor Innocencio Innocencio Póvoa de Castro, Ana Carolina Delecrode de Souza, Phelipe Von der Heide Sarmento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/