Desafios enfrentados na realização de atividades extensionistas comunitárias no retorno às atividades presenciais em um curso de graduação em medicina

Autores

  • Maria Cristina Almeida de Souza Universidade Severino Sombra https://orcid.org/0000-0001-7631-723X
  • Danielle Godfroy Dantas Teixeira Universidade de Vassouras. Discente do Curso de Graduação em Medicina
  • José Carlos Dantas Teixeira Universidade de Vassouras. Docente do Curso de Graduação em Medicina
  • Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves Universidade de Vassouras. Docente do Curso de Graduação em Medicina e Enfermagem
  • Eduardo Herrera Rodrigues de Almeida Júnior Universidade de Vassouras. Docente do Curso de Graduação em Medicina
  • Marcos Alex Mendes da Silva Universidade de Vassouras. Docente do Curso de Graduação em Medicina

Resumo

No curso de medicina da Universidade de Vassouras,  durante o período da pandemia, as aulas presenciais foram suspensas, incluindo as atividades extramuros do “Projeto Comunidade”, por meio do qual os alunos prestam cuidado em saúde a famílias cadastradas. O desenvolvimento de atividades na comunidade, durante a COVID-19, tornou-se inviável e as atividades extensionistas foram adaptadas, o que demandou inovação na proposição de ações, de modo que a aquisição das habilidades técnicas e comportamentais inerentes à prática profissional não deixasse de ser adquirida pelos estudantes. Com a autorização dos órgãos governamentais para a oferta do ensino presencial, houve o retorno das atividades extensionistas extramuros na comunidade, cuja realização se deparou com desafios, cujo enfrentamento se relata neste artigo. Entre eles, estão desconfiança de algumas famílias em receber os alunos por  receio de contágio pelo vírus, o óbito durante a pandemia de alguns participantes do projeto, famílias enlutadas com reservas a novos contatos sociais, dificuldade de alguns alunos  em socializar-se após o fim da pandemia. Algumas das dificuldades foram imediatamente identificadas e sanadas, enquanto outras, somente após conversas mais reservadas ou durante o debriefing no encerramento das atividades do dia puderam ter a solução efetivada ou pensada. Cabe ressaltar que para algumas, a equipe gestora ainda está traçando propostas para resolução.

Palavras-chave: Educação Médica; Infecções por Coronavírus; Medicina.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Almeida de Souza, Universidade Severino Sombra

Doutora. Mestre. Especialista. Docente do Curso de Medicina da USS. Área Saúde Coletiva

Danielle Godfroy Dantas Teixeira, Universidade de Vassouras. Discente do Curso de Graduação em Medicina

Discente do Curso de Graduação em Medicina da Universidade de Vassouras

José Carlos Dantas Teixeira, Universidade de Vassouras. Docente do Curso de Graduação em Medicina

Docente do Curso de Graduação em Medicina da Universidade de Vassouras

Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves, Universidade de Vassouras. Docente do Curso de Graduação em Medicina e Enfermagem

Docente do Curso de Graduação em Medicina e Enfermagem da Universidade de Vassouras

Eduardo Herrera Rodrigues de Almeida Júnior, Universidade de Vassouras. Docente do Curso de Graduação em Medicina

Docente do Curso de Medicina  da Universidade de Vassouras

Marcos Alex Mendes da Silva, Universidade de Vassouras. Docente do Curso de Graduação em Medicina

Docente do Curso de Graduação em Medicina da Universidade de Vassouras

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Publicado

2022-06-29

Edição

Seção

Relato de Caso de Projeto de Extensão