Desafios enfrentados na realização de atividades extensionistas comunitárias no retorno às atividades presenciais em um curso de graduação em medicina
Resumo
No curso de medicina da Universidade de Vassouras, durante o período da pandemia, as aulas presenciais foram suspensas, incluindo as atividades extramuros do “Projeto Comunidade”, por meio do qual os alunos prestam cuidado em saúde a famílias cadastradas. O desenvolvimento de atividades na comunidade, durante a COVID-19, tornou-se inviável e as atividades extensionistas foram adaptadas, o que demandou inovação na proposição de ações, de modo que a aquisição das habilidades técnicas e comportamentais inerentes à prática profissional não deixasse de ser adquirida pelos estudantes. Com a autorização dos órgãos governamentais para a oferta do ensino presencial, houve o retorno das atividades extensionistas extramuros na comunidade, cuja realização se deparou com desafios, cujo enfrentamento se relata neste artigo. Entre eles, estão desconfiança de algumas famílias em receber os alunos por receio de contágio pelo vírus, o óbito durante a pandemia de alguns participantes do projeto, famílias enlutadas com reservas a novos contatos sociais, dificuldade de alguns alunos em socializar-se após o fim da pandemia. Algumas das dificuldades foram imediatamente identificadas e sanadas, enquanto outras, somente após conversas mais reservadas ou durante o debriefing no encerramento das atividades do dia puderam ter a solução efetivada ou pensada. Cabe ressaltar que para algumas, a equipe gestora ainda está traçando propostas para resolução.
Palavras-chave: Educação Médica; Infecções por Coronavírus; Medicina.
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Copyright (c) 2022 Maria Cristina Almeida de Souza, Danielle Godfroy Dantas Teixeira, José Carlos Dantas Teixeira, Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves, Eduardo Herrera Rodrigues de Almeida Júnior, Marcos Alex Mendes da Silva

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