Ansiedade nos estudantes universitários do curso de Enfermagem: uma revisão
Resumo
A ansiedade consiste em uma resposta fisiológica do ser humano quando o indivíduo se encontra em circunstâncias conflitantes, no qual pode se tornar patológica. Os transtornos de ansiedade podem trazer um sentimento de aprisionamento mental para o indivíduo que a tem, impedindo-o de praticar atividades simples do cotidiano. Devido a longas horas de estudo, cobranças pessoais e de seus familiares o estudante acaba por se sentir incapaz e desestimulado, trazendo assim, um medo do seu futuro acadêmico e profissional. A pressão psicológica é um dos elementos causadores do baixo desempenho acadêmico. Metodologia: Esta revisão bibliográfica tem como objetivo identificar como a ansiedade interfere no rendimento acadêmico do estudante universitário e afeta o bem-estar físico mental dos estudantes. Amostras foram de artigos retirados da Biblioteca Eletrônica cientifica Online Scielo e Google Acadêmico Como resultados da coleta dos artigos obtiveram-se artigos de método qualitativo e quantitativos, os quais tiveram seus resumos lidos respeitando os critérios de inclusão. Foi coletado um total de dezessete artigos no período de 2015 à 2020. Os critérios de inclusão foram todos terem relação em estudos com acadêmicos de Enfermagem, Transtorno de Ansiedade na área da Enfermagem e serem publicados dentro do período de cinco anos. Com base nesses critérios foram selecionados cinco artigos com a finalidade de descrever os principais resultados acerca dessa temática. Considerações Finais: Torna-se essencial observar e acompanhar estudantes que demonstrem ter sintomas ansiosos durante a graduação, e desenvolver ações que minimizem a prevalência de casos.
Palavras-chave: Ansiedade; Enfermagem; Universitários.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Andressa Luiza de Freitas Lisbôa, Ulisses Rodrigues Dias, Marilei de Melo Tavares, Catia Maria Santos Diogo da Silva, Luther King de Andrade Santana, Elisângela do Nascimento Fernandes Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/