Os impactos da pandemia da COVID-19 na saúde bucal dos estudantes de Odontologia da Universidade de Vassouras

Autores

  • Paula Oliveira de Proença Universidade de Vassouras
  • Ilana Ferreira de Oliveira Christovam Universidade de Vassouras/Professora
  • Carla Cristina Neves Barbosa Universidade de Vassouras/Professora
  • Oswaldo Luiz Cecilio Barbosa Universidade de Vassouras/Professor

Resumo

A Odontologia, assim como diversas outras áreas da saúde, vem sendo afetada diretamente pela pandemia da COVID-19. Essa doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, apresenta um espectro clínico que variade infecções assintomáticas a quadros graves. Em 30 de janeiro de 2020, a OMS declarou que o surto do novocoronavírus constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Uma das medidas adotadas para conter a disseminação do vírus foi a adoção do distanciamento social. Isso fez com que instituições de ensino do mundo inteiro adotassem a modalidade de ensino remoto emergencial. Com isso, os estudantes passaram a vivenciar uma nova rotina de estudos e de vida. O novo estilo de vida alterou os hábitos alimentares, de higiene e até de atividades físicas,causando em muitos deles estresse.  No entanto enfrentamento do estresse é uma tarefa constante ao homemmoderno,  atrelado às situações desfavoráveis do cotidiano e dependente da suscetibilidade do indivíduo. O estresseemocional é referenciado como um importante fator na manutenção de agravos à saúde bucal. Esta pesquisa descritiva, aplicada por meio de um questionário online e realizada com os discentes do curso de Odontologia da Universidade de Vassouras, mostrou que o isolamento social influenciou a rotina de todos os participantes. Como consequência, observou-se diminuição na frequência da escovação e piora na qualidade da mesma. Além disso, muitos precisaram de atendimento odontológico durante o isolamento e a maioria deixou de seguir uma dieta balanceada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilana Ferreira de Oliveira Christovam , Universidade de Vassouras/Professora

Doutora em Ortodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Professora do curso de Odontologia da Universidade de Vassouras.

Carla Cristina Neves Barbosa , Universidade de Vassouras/Professora

Mestre em Ortodontia pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic e Doutoranda em Ciências Odontológicas - Área de concentração em Clínicas Odontológicas ênfase em Odontopediatria. Professora do Curso de Odontologia da Universidade de Vassouras.

Oswaldo Luiz Cecilio Barbosa , Universidade de Vassouras/Professor

Mestrando em Odontologia (Saúde Coletiva - Ênfase em Estratégia de Saúde da Família) pela CPO São Leopoldo Mandic (Campinas - SP) - Especialista em Implantodontia pela Universidade de Vassouras – Vassouras - RJ - Professor do curso de Odontologia da Universidade de Vassouras.

Downloads

Publicado

2021-12-20