Atividade prática do conhecimento cognitivo sobre a temática Rede de Atenção à Saúde. Relato de experiência em um curso de graduação em medicina
Resumo
A abordagem da temática Rede de Atenção à Saúde (RAS) é importante na graduação dos cursos de saúde a fim de formar profissionais conhecedores da diversidade e funcionamento dos serviços de saúde bem como de sua imprescindibilidade para a integralidade do cuidado em saúde prestado ao usuário. O Curso de Graduação em Medicina da Universidade de Vassouras tem uma matriz curricular que oferta, no 4º período, a disciplina “Prática de Integração Ensino-Serviço-Comunidade” (PIESC), com carga de 80 horas semanais. No espaço intra-muro, durante as atividades teóricas, os docente problematizam referencial teórico sobre a RAS enquanto o componente da atividade prática da PIESC contempla, como estratégia metodológica, a visita in loco in loco aos serviços nos diversos níveis de atenção, uma estratégia para a aprendizagem significativa sobre o assunto pelo estudante de medicina. Contudo, a escassez de recursos para a avaliação prática do conhecimento cognitivo norteou a adoção de uma metodologia inovadora, que ao revelar-se criativa, interessante e promotora da socialização do saber entre os diversos grupos de alunos, contribuiu para o alcance do objetivo da disciplina. Descreve-se nesse artigo a experiência com a realização da atividade inovadora e a percepção dos estudantes sobre a validade da mesma.
Palavras-chave: Medicina; Educação Médica; Sistema Único de Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/