“Educação, saúde e qualidade vida na velhice” - um projeto de extensão bem-sucedido

Autores

  • Fátima Niemeyer da Rocha Universidade Severino Sombra

Palavras-chave:

Velhice, Qualidade de vida, Educação, Saúde,

Resumo

O projeto de Extensão objeto deste artigo foi desenvolvido de agosto de 2011 a novembro de 2016, com a realização de Ações de Extensão, tanto de Ação Comunitária como de Educação Permanente, com a participação de idosos que frequentavam um Centro de Convivência de Idosos. Objetivou estabelecer um vínculo mais estreito com os idosos, visando aprofundar o diálogo com essa parcela da população, propor um fórum permanente de discussão sobre o envelhecimento e suas peculiaridades na contemporaneidade e aprimorar as ações de inclusão dirigidas ao idoso, sempre no intuito de melhorar sua qualidade de vida. Também buscou conhecer suas necessidades, desejos e reivindicações, principalmente no que tange à saúde e à educação, para atuar no desenvolvimento de uma consciência crítica com relação ao atendimento dessas necessidades pela sociedade. Nas ações foram privilegiados temas levantados junto ao próprio grupo de idosos, como leitura e escrita, o mundo digital, estresse e felicidade, memória e envelhecimento, diagnóstico e tratamento de câncer, educação do portador de diabetes, sentido de vida e superação dos desafios da velhice, alimentos funcionais, locomoção, violência contra o idoso, autoimagem e beleza na velhice, políticas públicas de saúde do idoso, alimentação na prevenção e controle da hipertensão, diabetes e dislipidemia, plantas medicinais e ansiedade e envelhecimento, entre outros. O resultado foi a frequente participação dos idosos nas ações realizadas no escopo do projeto e o envolvimento da comunidade acadêmica nas propostas e no desenvolvimento das ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Niemeyer da Rocha, Universidade Severino Sombra

Curso de Psicologia

Referências

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Relatório Mundial de Envelhecimento e saúde. Resumo. 2015. Disponível em: http://sbgg.org.br/wp-content/uploads/2015/10/ OMS-ENVELHECIMENTO-2015-port.pdf. Acesso em: 30.jun.2016.

FARIA, L.; MARINHO, C. Actividade física, saúde e qualidade de vida na terceira idade. Revista Portuguesa de Psicossomática, Porto, 2004; v.6, n.1, p.93-104, jan./jun.

DIOGO, M. J. D.; NÉRI, A. L.; CACHIONI, M. (Orgs.) Saúde e qualidade de vida na velhice. Campinas: Alínea. Coleção Velhice e Sociedade, 2004.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). The WHOQOL Group. WHOQOL – Instrumentos de avaliação de qualidade de vida. Versão em português: 1998. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/psiq/whoqol>. Acesso em: 14 set. 2002.

DANTAS, R. A. S.; SAWADA, N. O.; MALERBO, M. B. Pesquisa sobre qualidade de vida: revisão da produção científica das universidades públicas de São Paulo. Revista Latino-americana de Enfermagem 2003; 11(4):532-8, jul.-ago.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). The world health report. Genebra; 2001.

Downloads

Publicado

2018-07-23

Edição

Seção

Artigos