Dimensões de risco no trabalho da enfermagem: estudo reflexivo

Autores

  • Bruno Azevedo da Silva Universidade Severino Sombra
  • Rafaella Pontes de Oliveira Brasil Universidade Severino Sombra
  • Renã de Souza Vieira Universidade Severino Sombra
  • Isis de Souza Coelho Universidade Severino Sombra
  • Vitória teixeira Lopes de Castilho Universidade Severino Sombra
  • Marilei de Melo Tavares e Souza Universidade Severino Sombra

Palavras-chave:

Enfermagem do Trabalho, Trabalhadores, Risco Ocupacional

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre as diferentes dimensões de risco no processo de trabalho da enfermagem. Com o objetivo de refletir sobre fatores ocupacionais no trabalho em enfermagem que pode servir de parâmetros para a compreensão da atitude dos enfermeiros diante situações de risco. Método: a partir de uma perspectiva crítica e reflexiva teórica sobre as diferentes dimensões de risco no processo de trabalho da enfermagem. Resultado: mecanismos geradores de comportamentos de risco estão relacionados muita das vezes ao acúmulo de efeitos colaterais ao trabalho cotidiano. O risco reside, nas escolhas do trabalhador que muitas vezes se arrisca, transgrida algumas normas de segurança ao buscar ser mais eficaz nas ações do cuidado.Conclusão:conhecer e discutirdimensões de risco relacionadas ao trabalho da enfermagem, incluindo repercussões no cuidado, cognição e processo de formação e questão tecnológica,é passo fundamental para avançar nos processos de análise e intervenção sobre as situações, impactos e efeitos que são submetidos os trabalhadores da enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Azevedo da Silva, Universidade Severino Sombra

Aluna de Iniciação Científica - Bolsista PIBIC/USS. Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Severino Sombra, RJ, Brasil.

Rafaella Pontes de Oliveira Brasil, Universidade Severino Sombra

Aluna de Iniciação Científica - Bolsista PIBIC/USS. Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Severino Sombra, RJ, Brasil.

Renã de Souza Vieira, Universidade Severino Sombra

Aluno de Iniciação Científica - IC. Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Severino Sombra, RJ, Brasil.

Isis de Souza Coelho, Universidade Severino Sombra

Aluna de Pré-iniciação Científica do programa Jovens Talentos para a Ciência - FAPERJ/CECIERJ - USS - Universidade Severino Sombra, RJ, Brasil.

Vitória teixeira Lopes de Castilho, Universidade Severino Sombra

Aluna de Pré-iniciação Científica do programa Jovens Talentos para a Ciência - FAPERJ/CECIERJ - USS - Universidade Severino Sombra, RJ, Brasil.

Marilei de Melo Tavares e Souza, Universidade Severino Sombra

Pós-Doutorado em andamento - UERJ. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Biociências - UNIRIO. Professora Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Severino Sombra/USS. Professora do Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense - EEAAC/UFF, RJ. Supervisora Pedagógica do Curso de Especialização em Enfermagem em UTI – USS. Brasil

Referências

Nery D, et al. Análise de parâmetros funcionais relacionados aos fatores de risco ocupacionais da atividade de enfermeiros de UTI. Fisioter. Pesqui. 2013;20(1):76-82.

Coli RCP, Anjos MF, Pereira LL. Postura dos enfermeiros de uma unidade de terapia intensiva frente ao erro: uma abordagem à luz dos referenciais bioéticos. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto,2010 June;18(3):27-33.

Salvador PTCO, Oliveira RKMO CostaTD, SantosVEP, Tourinho FSV. Tecnologia e Inovação para o cuidado em Enfermagem. Rev. Enferm. UERJ. 2012; 20(1):111-7.

Silva RC, Ferreira MA. A dimensão da ação nas representações sociais da tecnologia no cuidado de enfermagem. Esc. Anna Nery [online]. 2011;15(1):140-148.

Schwonke CRGB, et al. Perspectivas filosóficas do uso da tecnologia no cuidado de enfermagem em terapia intensiva. Rev. bras. enferm. [Online]. 2011;64(1):189-92.

Torres WC. A bioética e a psicologia da saúde: reflexões sobre questões de vida e morte. PsicolReflexCrít [internet].2003;16(3):475-482,

Romero BZ, Barroso CE. LasCompetencias: suimportancia para laplanificación de los programas de capacitación de Enfermería. Rev Cubana Enfermer [online]. 2007;23(4):1-8.

Oliveira FMCSN, Ferreira EC, Rufino NA, Santos MSS. Educação permanente e qualidade da assistência à saúde: aprendizagem significativa no trabalho da enfermagem. Aquichan. 2011;11(1):48-65.

Bridi AC, Silva RCL. Monteiro JL. Fadiga de alarmes em terapia intensiva: descrevendo o fenômeno através da revisão integrativa da Literatura. R. pesq.: cuid. fundam. Online [Internet] 2012;5(3):27- 41.

Arone EM, Cunha ICKO. Avaliação tecnológica como competência do enfermeiro: reflexões e pressupostos no cenário da ciência e tecnologia. RevBrasEnferm, 2006;59(4):569-72.

Merhy EE, et al. Em busca de ferramentas analisadoras das tecnologias em saúde: a informação e o dia a dia de um serviço, interrogando e gerindo trabalho em saúde. In: Merhy, E. E. Praxisensaludundesafío para lopublico. São Paulo: Hucitec, 1997

Souza MMT, Rodrigues LMS, Paula RC, Catelli MF, Teixeira, RS. Reflections on the health of faculty in institutions of higher education. J. res.: fundam. care. [online] 2014, abr./jun; 6(2):805-11.

Brito J, Muniz HP, Santorum K, Ramminger T. O trabalho nos serviços de saúde: entre a inflação e a ausência de normas. In: Trabalhar na saúde: experiências cotidianas e desafios para a gestão do trabalho e do emprego. Organizado por Alda Ávila Assunção e Jussara Brito. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2011.

Silva BA, Marques IB, Brasil RPO, Cardoso AFR, Pinto MNFB, Souza MMT. O trabalho da enfermagem no âmbito do SUS-estudo reflexivo. RevistaFluminense de ExtensãoUniversitária, 2017; 7(1):08-11.

Brasil, MS. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Cartilha de Notificações em Tecnovigilância. Brasília Ministério da Saúde; 2003.

Svedung J, Rasmussen J. Graphic representation of accident scenarios: mapping system structure and the causation of accidents. Safety Science,2002;40:397-417.

Beccaria LM et al. Eventos adversos na assistência de enfermagem em uma unidade de terapia intensiva. Rev. bras. ter. intensiva [online]. 2009,21,(3): 276-282.

Almeida IM. Abordagem sistêmica de acidentes e sistemas de gestão de saúde e segurança do trabalho. Interfacehs - Revista de Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente.2006 dez;1(2).

Pereira DS, Araújo TSSL, Gois CFL, Gois Júnior JP, Rodriguez EOL, Santos V. Estressores laborais entre enfermeiros que trabalham em unidades de urgência e emergência. Rev Gaúcha Enferm. 2013; 34(4):55-61.

Kastrup V. A aprendizagem da atenção na cognição inventiva. Psicologia & Sociedade, 2004 set-dez;16(3):7-16.

Gallas RS, Fontana RT. Biossegurança e a enfermagem nos cuidados clínicos: contribuições para a saúde do trabalhador. RevBrasEnferm. 2010; 63(5):786-792.

Girondi JBR, Backes MTS, Argenta MI, Meirelles BHS, Santos SMA. Risco, vulnerabilidade e incapacidade: reflexões com um grupo de enfermeiras. Rev. Elet.Enf.[Internet].2010; 12(1):20-7.

LaMendola S. O sentido do risco. Tempo Social, Revista de Sociologia USP. 2005; 17(2):59-91.

Magagnini MAM, Rocha SA, Ayres JA. O significado do acidente de trabalho com material biológico para os profissionais de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2011; 32(2): 302-8.

Oliveira CM, Fontana RT. Violência psicológica: um fator de risco e de desumanização ao trabalho da enfermagem. Ciência, Cuidado e Saúde. 2012; 11(2): 243-9.

Silva AA, Rotenberg L, Fischer FM. Jornadas de trabalho na enfermagem: entre necessidades individuais e condições de trabalho. Rev. Saúde Pública [online]. 2011; 45(6):1117-26.

Souza MT. A saúde do trabalhador do SUS. Revista Saúde Coletiva, 2010;41(7):134-2010.

Downloads

Publicado

2017-11-30