2023: Direito em Perspectiva: Novas Abordagens da Pesquisa Jurídica Contemporânea

					Visualizar 2023: Direito em Perspectiva: Novas Abordagens da Pesquisa Jurídica Contemporânea

A pesquisa jurídica é um elemento essencial para a formação de um profissional do Direito qualificado
e preparado para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. Por meio da pesquisa, os estudantes têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, desenvolver novas habilidades e contribuir para o avanço do conhecimento científico.
O curso de Direito da Faculdade de Miguel Pereira (FAMIPE) tem a pesquisa como um dos
seus pilares. A faculdade oferece uma estrutura de apoio à pesquisa, incluindo biblioteca especializada, laboratórios de informática e espaços de metodologias ativas. Além disso, a FAMIPE incentiva os estudantes a participarem de atividades de pesquisa, como iniciação científica, projetos de pesquisa e extensão.
O livro Direito em Perspectiva: novas abordagens da pesquisa jurídica contemporânea, organizado pelos professores Gabriel Rezende e Lorena Braga, é uma importante contribuição para a pesquisa jurídica, sobretudo na região centro-sul fluminense. Uma vez que a obra reúne em seus capítulos
os trabalhos desenvolvidos pelos professores pesquisadores da nossa instituição em conjunto com seus orientandos de pesquisa, que abordam temas relevantes para o Direito contemporâneo.
Cada capítulo apresenta uma nova perspectiva de análise do Direito, contribuindo para o debate
acadêmico e para a formação de profissionais mais qualificados. O livro é uma leitura obrigatória para
estudantes, professores e pesquisadores de Direito.
Sendo assim, os leitores encontrarão na presente obra, a qualidade do desenvolvimento da pesquisa
jurídica como um elemento essencial para o curso de Direito da FAMIPE. Demonstrando que dentro do
trinômio do Ensino Superior (ensino, pesquisa e extensão) a pesquisa jurídica é um componente essencial para a formação de profissionais do Direito de excelência. Diante desta certeza, a FAMIPE está comprometida em promover a pesquisa jurídica e contribuir para o avanço do conhecimento científico na área.
Por fim, temos a plena convicção de que esta iniciativa inaugura uma série de trabalhos de pesquisas
sintonizadas com os principais temas do Direito na região sul fluminense, no estado do Rio de Janeiro, bem como toda a sorte de temáticas nacionais.

Publicado: 2023-10-23