n. 1 (2023): PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: conceitos, históricos, aplicações e formações

					Visualizar n. 1 (2023): PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: conceitos, históricos, aplicações e formações

APRESENTAÇÃO DA OBRA

 

A presente obra se debruça sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Surgiu da ideia de um projeto único sobre a temática que se desdobrou em dois volumes sobre a área diante da crescente procura por estas práticas na contemporaneidade e, ao mesmo tempo, pela carência de literatura robusta para sua fundamentação e como fonte de pesquisa.

Foram reunidos pesquisadores atuantes no campo das PICS que são referências em suas respectivas áreas de estudo e atuação de todas as cinco regiões brasileiras. Temos assim, uma obra que contempla e que representa os diversos profissionais de todo o país. Ressaltamos que dentre os participantes desta obra, encontram-se profissionais oriundos de diferentes áreas de formação, como Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia, dentre outras, evidenciando a multi e interdisciplinaridade das PICS.

As PICS vêm ganhando destaque na sociedade e fazem parte da grade curricular de vários cursos superiores e pós-graduação da área da saúde. Estas são áreas de pesquisa e atuação reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde do Brasil, mas talvez por uma forte tradição e cultura da medicação alopática no país, ainda carecem de maiores referenciais bibliográficos confiáveis, que por sua vez, propiciariam significativos suportes e alicerces acadêmico-científicos para as mesmas.

Neste volume I, uma PICS é apresentada a cada capítulo, bem como seus conceitos, históricos, formações e aplicações, sendo escrito por um ou mais autores, promovendo assim, uma obra de construção coletiva, atualizada e que se configura como uma referência sobre a temática, contribuindo para a divulgação, fundamentação destes saberes para a formação de profissionais.

As PICS compreendem diversas áreas integrantes do campo da saúde possibilitando uma atuação multi e interdisciplinar de maneira significativa na promoção da saúde e qualidade de vida da população brasileira, respeitando o entendimento salutar do holos. Entendimento este milenar e presente principalmente nas culturas orientais, o holismo pontua a visão do ser integrado, não devendo ser observado de forma avulsa e fragmentada, envolvendo assim seu corpo, mente, relações sociais, emoções e afins.

Esta obra se faz relevante ao dar luz, visibilidade e voz a diferentes campos da saúde e aos diferentes saberes que constituem as PICS e se encontra na vanguarda sobre a temática, como uma obra pioneira sobre o assunto no país.

Publicado: 2023-11-14

Livros eletrônicos