TRÍVIA

estudos interdisciplinares sobre as práticas da magia na Antiguidade

Autores

  • Carlos Eduardo Costa Campos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Arlete José Mota Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O estudo sobre as práticas culturais na Antiguidade figura como um poderoso instrumento de reflexão para os professores e discentes contemporâneos, por possibilitar o alargamento de visões acerca da trajetória humana. Dessa forma, interessa-nos problematizar, cientificamente, a prática da magia. Afinal, magia é uma palavra polissêmica e apresenta uma variedade de ideias e de práticas, muitas vezes, relacionadas com a esfera religiosa ou científica de uma sociedade. Consequentemente, esse vocábulo foi lido e interpretado de diversas formas e maneiras, de acordo com cada contexto social. A coletânea TRÍVIA – estudos interdisciplinares sobre as práticas da magia na Antiguidade conta com importantes debates sobre o campo da magia no Mundo Antigo e com a participação de especialistas no assunto. Os textos proporcionam múltiplas visões sobre as experiências religiosas existentes e introduzem os leitores em um aprofundamento temático. Assim, o resultado que apresentamos demonstra a importância da cooperatividade entre pessoas e instituições acadêmicas, posto que, os diálogos entre as instituições participantes reafirmam o nosso compromisso com o conhecimento científico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Costa Campos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor e Mestre em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e, atualmente, é Professor Adjunto de Pré-História e Antiguidade na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É membro do Museu de Arqueologia da UFMS e do Comitê de Investigação e Extensão desta Universidade. Campos é o coordenador do Grupo de Pesquisa ATRIVM/UFMS do PIBID-HIST- FACH/UFMS e atua como docente no Mestrado Profissional de Ensino de História da Universidade do Estado do Mato Grosso. Bolsista de produtividade PQ2 – CNPq.

Arlete José Mota, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Bacharelado e Licenciatura em Português-Latim pela Faculdade de Letras da UFRJ (1985), Especialização em Língua e Literatura Latinas (UFRJ/ PPGLC, 1987), Mestrado em Língua e Literatura Latinas (UFRJ/PPGLC, 1991), Doutorado em Língua e Literatura Latinas (UFRJ/PPGLC,1998) e Pós-doutorado (UERJ, 2016). É docente da Graduação da Faculdade de Letras da UFRJ/ Departamento de Letras Clássicas- Setor de Latim desde 1994, atualmente como Professor Associado IV. Docente do Programa de Pós-Graduação em História Comparada/UFRJ de 2005 a 2007. Docente do Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas da UFRJ (PPGLC), desde 2010. Membro Pesquisador do Grupo de Pesquisa Brathair – Grupo de Estudos Celtas e Germânicos, do ATRIVM – UFMS. Assessor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2023-06-06