Encontros Transatlânticos

Diálogos Interinstitucionais em História, Patrimônio Cultural e Educação

Autores

  • Luis Filipe Bantim de Assumpção Universidade de Vassouras-Campus Maricá/Professor Adjunto I; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-Consórcio CEDERJ, polo Cantagalo/Mediado Presencial de História; Maricá; Cantagalo; Rio de Janeiro, Brasil
  • César Fornis Universidad de Sevilla
  • Carlos Eduardo Costa Campos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Mestrado Profissional em Ensino de História/UEMS Bolsista de Produtividade PQ2/CNPq
  • Angelo Ferreira Monteiro Universidade de Vassouras

Resumo

A pesquisa acadêmica envolve o trabalho colaborativo e a disposição de pessoas em desenvolverem conhecimento sobre uma temática, para alcançar resultados fundamentados em teorias e metodologias com impacto social. Essa típica imagem do pesquisador converge com a ideia de trocas científicas que vivenciamos em nossa instituição e com diálogo com outros centros de pesquisa espalhados pelo mundo. Assim, busca-se agilizar interações intelectuais que diminuam fronteiras entre práticas, ideias, métodos e formas de comunicação científica. Não podemos esquecer, que ainda estamos em um cenário que sente, e muito, os efeitos de uma pandemia e que vem se esforçando para superar os impactos sociais, políticos e econômicos que esta causou nos países – em alguns mais, em outros menos. Dessa forma, é evidente que o Ensino, independentemente da área de conhecimento e atuação, precisa entender o espaço no qual atua e pretende agir, tomando a relação entre o presente e o passado, para fomentar uma expectativa de futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-02-15